Salvador, 20 de agosto de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Perfil & Opinião - Stella Carybé


Perfil & Opinião - Stella Carybé

cliques 2381 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

As comemorações pelo centenário de um ícone da musicalidade identitária brasileira, Dorival Caymmi (1914 – 2008), já começaram. Em abril do ano que vem, o compositor faria 100 anos e, como parte das celebrações, sua neta, a cantora, escritora, jornalista e doutora em literatura, Stella Caymmi, falou, na TVE Bahia, sobre o recém-lançado livro O Que É que a Baiana Tem? - Dorival Caymmi na Era do Rádio.

Neste programa, a convidada conversa com Denny sobre suas lembranças do cotidiano musical no seio da família, das muitas influências culturais consideradas pelas interseções das ascendências africana, italiana e portuguesa, além, claro, de falar da carreira do avô e a relação com o rádio. Stella lembra que, ainda adolescente, Caymmi fez parte de um grupo musical chamado Três e Meio, formado pelos companheiros Zezinho, Deraldo e o irmão mais novo de Zezinho, de onde veio, pelo fato de ser caçula, a ideia da fração no nome do grupo. “Eles se apresentaram na Rádio Clube da Bahia nos anos 20, algo muito inicial ainda”, pontua a jornalista, mostrando que o compositor baiano iniciou a vida artística mesmo cedo. “Caymmi começou a tocar escondido do pai, com um violão da família”, diz.

Sobre o livro, Stella conta que, para compor trabalho, realizou dezenas de entrevistas com o avô, o que resultou em análises sobre um Dorival que experimentava um mundo novo apresentado àquele, à época, adolescente, com mudanças tecnológicas como o cinema falado, o gramofone e o próprio rádio. Caymmi, que fez parte da segunda fase do rádio, ouvia, num primeiro momento, nomes como Silvio Caldas, Carmen Miranda e Mario Reis.

URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                    

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.