Salvador, 28 de abril de 2017
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > O Instituto

O Instituto

fachada_irdeb

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) é uma Fundação ligada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, reúne três veículos de mídia: a Rádio Educadora – 107.5 FM, a TV Educativa da Bahia, mais conhecida como TVE Bahia, e o Portal do IRDEB.

A comunicação de interesse público é o foco da instituição, que valoriza temáticas de identidades do estado e de produções culturais e expressões artísticas.


Missão

Desenvolver comunicação de interesse público, por meio da Rádio, TV e WEB, para fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a democracia.


Visão

Até 2015, ser referência regional e nacional em gestão, tecnologia e conteúdo de comunicação interativa de interesse público.

Histórico

Em 1961, foi criado um projeto de educação à distância por rádio, através de convênio entre a Secretaria de Educação e Cultura do Estado e o Movimento de Educação de Base. Essa parceria deu início ao chamado Programa de Educação de Base. Com um trabalho pioneiro, o projeto era voltado a estudantes da capital e de diversas cidades do interior baiano, além de oferecer apoio e organização às comunidades.

Utilizando a logística e estrutura já criada, somada à primeira década de experiência, foi fundado, em Salvador, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), em 04 de dezembro de 1969, que deu continuidade ao trabalho de educação radiofônica e passou a desenvolver um das primeiras ações no Brasil, nesse campo de comunicação, voltadas para a formação de professores.  Em 1977, o IRDEB, que funcionava, até então, no subsolo da Biblioteca Central nos Barris, ganhou sede própria: uma área de 10 mil m², no Alto do Sobradinho, na Federação, onde funciona até hoje.

Ampliando os trabalhos, a Secretaria de Educação e Cultura criou a Rádio Educadora da Bahia em 31 de março de 1978. Na época, a rádio transmitia, majoritariamente, uma programação educacional – de onde veio o nome da emissora –, com aulas produzidas para todo país. Aos poucos, o IRDEB foi ampliando o projeto e os estúdios do instituto passaram a se dedicar mais à música, principalmente MPB.

Na década seguinte, depois de os trabalhos já estabelecidos da Rádio Educadora, mais um desafio: a criação da TV Educativa da Bahia, fundada em 09 de novembro de 1985. Logo em seu primeiro dia no ar, a emissora surpreendeu com programas de alta qualidade como “Amado Jorge”, “Somos a turma tricolor” e “Filhos da Terra”, que contou com a participação dos cantores Gal Costa, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e diversos outros artistas.

O IRDEB se fortaleceu e se transformou em um dos maiores centros de tecnologia para conteúdo educacional do país. A TVE Bahia também continuou crescendo e lançou programas de respeito que marcaram a história da televisão no estado – como o Bahia Singular e Plural, Frente a Frente, Memória Viva, Nosso Próprio Tempo, o jornalístico TVE Revista e o documentário Os Últimos Saveiros da Bahia –, além de ter se tornado referência para valorização das identidades baianas do estado com suas coberturas ao vivo de festas populares e de diversas manifestações artísticas.

Em 2000, a estrutura do Instituto ganhou um teatro próprio, palco de grandes shows e espetáculos. Nove anos depois, aderindo às novas tecnologias de informação, entrou no ar o Portal do IRDEB, que utiliza as novas linguagens de comunicação em plataforma aberta para levar o conteúdo da Rádio Educadora e da TVE para ainda mais pessoas, de qualquer parte do mundo.




 
APOIO CULTURAL
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.