Salvador, 26 de junho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > Repórter Brasil
.
condor_gA partir desta segunda-feira (15), 21h o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil  vai exibir a série Operação Condor, com reportagens que confirmam a existência do esquema de atuação conjunta dos regimes militares de Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile, para reprimir militantes revolucionários.

Operação Condor

As reportagens foram produzidas a partir do levantamento de documentos no Arquivo Nacional de Brasília e também dos que estão em posse de pesquisadores sobre o tema.

Esses documentos explicam o funcionamento da operação, registram a troca de informações e evidenciam as ações conjuntas das polícias desses países.

A morte do ex-presidente João Goulart

A série também vai apresentar documentos, depoimentos e informações que recolocam suspeitas sobre a morte do ex-presidente João Goulart.

A equipe de reportagem foi até a Argentina para apurar os casos de trocas de presos e, em especial, o processo aberto na Justiça daquele país para investigar a morte de João Goulart.

Um dos entrevistados narra a operação para envenenar Jango, o que está motivando uma investigação pela justiça daquele país.

Militares desaparecidos

A série de reportagens também conta histórias de militantes brasileiros e de outros países do Cone Sul que desapareceram em ações da Operação Condor e o drama das famílias, que até hoje buscam a informação oficial sobre o que aconteceu.

Entre os casos está o da uruguaia Lilian Celiberti, que foi presa pelas polícias brasileira e uruguaia no Rio Grande do Sul e escapou de ser levada ao Uruguai e morta pela intervenção de dois jornalistas que denunciaram o caso.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.