Salvador, 22 de julho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > TVE Debate Salvador

2dejulho_GA polêmica das intervenções urbanas que pode sofrer o entorno do Largo Dois de Julho foi pauta do TVE Debate transmitido ao vivo pelo Portal, a partir de 14h.

As ruas por onde passavam intelectuais como Castro Alves, Gregório de Matos e Glauber Rocha e que abriga um dos mais importantes museus do estado, o de Arte Sacra, estão em vias de se tornar a localidade de Santa Tereza, bairro que a prefeitura municipal está buscando criar, abrangendo as áreas do centro antigo em torno do atual Dois de Julho, e que abrigaria grandes empreendimentos imobiliários.

A princípio, os moradores da região rejeitaram a ideia de extinguir o atual nome Dois de Julho, que remete à Independência da Bahia, marco da história do país, e o assunto foi inclusive tema de audiência pública na Câmara Municipal.

Contudo, as questões vão além: a falta de diálogo sinalizada por moradores do bairro entre os proponentes do projeto de intervenção e a população estão gerando inquietações quanto a estabilidade de moradia na região provocada por uma possível gentrificação (conjunto de interferências em espaço urbano para valorizações imobiliárias, excluindo moradores tradicionais).

Para discutir o assunto, foram convidadas a urbanista Glória Cecília, a historiadora Wlamira Albuquerque e uma representante do movimento “Nosso Bairro é 2 de Julho”, Ivana Chastinet. O público poderá participar do programa através do twitter da TVE ou pela hashtag #tvedebate mandando perguntas e suas opiniões. O programa será gravado e, posteriormente, exibido na TVE Bahia.

Navegue no nosso Portal e assista nossa programação ao vivo. Clique aqui.