Salvador, 26 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Radionovela o Samba de Lucas

oSambaDeLucas_GA radionovela o Samba de Lucas estreia no dia 5.

A Educadora FM 107.5 estreia em 5 de dezembro (segunda-feira), às 8h30, a radionovela O samba de Lucas.

A história se passa no ano de 2011, em que o rádio convive com a internet e outros instrumentos tecnológicos. Lucas, um jovem office-boy, conhece Letícia, uma universitária de família rica, por quem se interessa.

A jovem, porém, por um mal entendido, acredita que Lucas é sambista, e, envergonhado, o rapaz não só não desmente a história, como promete se inscrever em um festival de compositores e provar ao pai carioca da moça que o samba nasceu na Bahia.

A partir daí, Lucas vai se enredando em uma sequência de mentiras ao mesmo tempo em que entra em contato com o universo do samba baiano.

No total, são dez capítulos de cinco minutos, cada um com duas exibições diárias – às 8h30 e às 17h30, de segunda à sexta-feira. No sábado, às 8h30, um capítulo especial apresenta o resumo da semana.

O Samba de Lucas é a última das quatro novelas que integram o Projeto Nova Rádio Caleidoscópio, vencedor do edital de Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, na categoria Série de Programas Radiofônicos de Radionovelas do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), órgão ligado à Secretaria de Comunicação Estado.

Realizado pela É Companhia de Invenções Artísticas e pela Cia. Brasil de Teatro - ambas integrantes da Cooperativa Baiana de Teatro, o projeto propõe uma homenagem ao próprio rádio, através de sua inserção em cada uma das novelas, ambientadas em diferentes períodos históricos brasileiros. As três histórias que já foram ao ar - A Deusa do Cangaço, O Cigano e Dublê de Cantor - podem ser ouvidas pelo nosso portal.

O Samba de Lucas tem roteiro de Iara Villaça e direção de Janaína Carvalho. Conta com as vozes dos integrantes das duas companhias idealizadoras: Deco Simões, Iara Villaça, Ilma Nascimento, Karina de Faria, Pedro Morais e Sandra Simões.

E com as participações especiais de Daniel Marques e Fábio Ferreira. Deco Simões também assina a trilha sonora e a sonoplastia, juntamente com Caji, também engenheiro de som.

FICHA TÉCNICA

O SAMBA DE LUCAS
Direção
Janaína Carvalho

Roteiro
Iara Villaça

Elenco
Daniel Marques
Deco Simões
Fábio Ferreira
Iara Villaça
Ilma Nascimento
Karina de Faria
Pedro Moraes
Sandra Simões

Trilha Sonora e Sonoplastia
Deco Simões

Sonoplastia e Engenharia de Som
Caji

Programação Visual
Sandra Simões

Divulgação
Fau Mota

Produção
Ramona Gayão

Administração
Ana Paula Teixeira e Humberto Faria

Realização
Cia. Brasil de Teatro e É Companhia de Invenções Artísticas

Escute todas as radionovelas que já passaram aqui.

 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.