Salvador, 26 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > A radionovela O Cigano

cigano_gEstreia hoje, na rádio Educadora FM 107,5, a radionovela O Cigano.

A segunda de quatro novelas que integram o Projeto Nova Rádio Caleidoscópio, vencedor do edital de Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, na categoria Série de Programas Radiofônicos de Radionovelas do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB - e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, O Cigano será transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h30, com reprise às 17h30.

Com a proposta de homenagear o rádio, através de sua inserção em cada uma das novelas, o projeto é realizado por dois núcleos de produção (É Companhia de Invenções Artísticas e a Cia. Brasil de Teatro - ambos integrantes da Cooperativa Baiana de Teatro).

Divididas em 10 capítulos, as radionovelas são ambientadas em diferentes períodos históricos brasileiros.

A história de O Cigano, que se passa em 1956, numa cidade fictícia localizada na região sudeste do país, tem como protagonistas Alfredo e Rosalina, um casal típico dos anos dourados que tem a vida transformada com a chegada à cidade de um grupo de ciganos.

O preconceito e a discriminação movem os personagens desta história totalmente inspirada nos melodramas. Aspectos interessantes da cultura cigana permeiam a narrativa apresentando para o ouvinte um pouco da vida deste povo. O rádio também aparece nesta história dividindo espaço com a televisão recém chegada ao Brasil.

Com roteiro de Ilma Nascimento, direção de Iami Rebouças, assistência de direção de Janaína Carvalho e preparação vocal de Ivan Alexandre a radionovela conta com as vozes dos integrantes das duas companhias idealizadoras: Deco Simões, Iara Villaça, Ilma Nascimento, Karina de Faria, Pedro Morais e Sandra Simões. E com as participações especiais de Janaína Carvalho, Marquinho Carvalho e Rui Manthur. Deco Simões também assina a trilha sonora e a sonoplastia, juntamente com Caji, também engenheiro de som.

FICHA TÉCNICA

Direção
Iami Rebouças

Assistência de Direção
Janaína Carvalho

Preparação Vocal
Ivan Alexandre

Roteiro
Ilma Nascimento

Elenco
Deco Simões
Iara Villaça
Ilma Nascimento
Janaína Carvalho
Karina de Faria
Marquinho Carvalho
Pedro Moraes
Rui Manthur
Sandra Simões

Trilha Sonora e Sonoplastia
Deco Simões

Sonoplastia e Engenharia de Som
Caji

Programação Visual
Sandra Simões

Divulgação
Fau Mota

Produção
Socorro de Maria

Administração
Ana Paula Teixeira e Humberto Faria

Realização
Cia. Brasil de Teatro e É Companhia de Invenções Artísticas


 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.