Salvador, 19 de agosto de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Carnaval na Educadora FM

alt

Já está tudo pronto para a maior festa popular do mundo, e a Rádio Educadora 107.5 também já entrou no clima da folia com uma programação super especial, com mais música e mais alegria! E a festa já começa assim:

Sexta-feira, 05.02, às 12h - o programa Multicultura vai fazer um giro pela cidade e mostrar o que já está rolando no carnaval de Salvador. Às 20h, começa oficialmente o carnaval da Rádio Educadora, com direito a vinheta de abertura e programação diversificada de música popular brasileira, mostrando a mistura dos carnavais da Bahia, com música inédita do Baiana System. A partir das 21h o programa Mais Caribe faz edição especial falando sobre o carnaval do Atlântico Negro. E das 22h a 00h tem um Baile de Carnaval, no programa Memória do Rádio, com o que há de mais tradicional da festa.

Sábado, 06.02, às 12h - o Radioca apresenta o especial “Outros Carnavais”, com as músicas independentes dos carnavais de todo o Brasil. Às 16h, o programa No Balanço do Reggae, vai ao ar ao vivo com o carnaval “Na Pegada do Sambareggae”. Às 17h, com o comando do DJ Branco, o programa Evolução Hip Hop entra também ao vivo, apresentando o especial “Circuito Alternativo”, com os carnavais dos bairros da cidade. Às 18h, o programa Tambores da Liberdade também ao vivo, traz o “Carnaval Ouro Negro”, enfocando a música e a história do Ilê Aiyê. Às 22h, o DJ Zeca Forehead, apresenta um especial no estilo retrô com músicas do carnaval baiano das décadas de 1960 e 1970, onde ele resgata o que há de melhor.

Domingo, 07.02, às 08h - quem abre a programação da folia é o programa Encontro com Chorinho, apresentando o “Carnaval Instrumental com Choro-Frevo”. O frevo, que é uma música carnavalesca por essência, e que apesar de ser pernambucano, teve grande espaço na Bahia, com Dodô e Osmar e outros artistas. Às 09h o Brasil Pandeiro chega com “O Samba no Carnaval”, já que o ritmo tem muito a ver com festa, e nesse período ganha destaque. Às 19h, tem reprise do Radioca com produções independentes do Carnaval de todos os brasis e às 22h Ana Dumas invade a Rádio Educadora com seu carrinho multimídia, apresentando o “Carnaval – Campo da Doida”. Ela traz conteúdos que não são especificamente de carnaval, mas são músicas que levam a pessoa a curtir festa. A artista vai trazer a concepção de que a Bahia é um local universal, por conta da sua abrangência de diversidade.

Segunda-feira, 08.02, às 05h - a programação começa bem cedinho, com a  reprise do Memória do Rádio especial com duas horas de duração. Às 12h tem uma programação especial produzida pelo coordenador da Rádio Educadora FM 107.5, Nilton Amorim, com uma seleção musical com sucessos de Armandinho, Dodô e Osmar. Às 18h o Especial das Seis chega com os hits de Moraes Moreira e Davi Moraes. Às 22h tem edição inédita do programa Memória do Rádio, enfocando artistas consagrados pelos carnavais do Brasil e às 23h tem programação especial assinada por “Os Marchistas”, projeto composto Marcelo Quintanilha, Thathi e Jota Veloso, apresentando um projeto de marchinhas próprias e de outras pessoas também.

Terça-feira, 09.02, às 05h – Começa com a reprise do programa Memória do Rádio, e às 12h tem especial também assinado por Nilton Amorim, intitulado  “Os Baianos do Carnaval”, enfocando nossos carnavalescos mais conhecidos. Às 18h entra no ar o Especial das Seis, apresentando a “Orquestra Contemporânea de Olinda”. Como nada se faz do momento atual, sem ter como referência o passado, esse especial é justamente a junção entre o mais tradicional e o mais contemporâneo na música pernambucana. Às 22h mais uma edição inédita no Memória do Rádio especial de carnaval, trazendo ainda o tradicional dos carnavais das décadas passadas, e às 23h tem o “Sambalanço”, comandado por DJ André Urso e pela DJ Maira Cristina. Eles apresentam raridades em vinil e CD. O Sambalanço foi um movimento que unia jazz, bossa nova e o samba, e que na década de 50 e 60 ganhou grande expressão no Brasil, tendo Wilson Simonal como um dos ícones.




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.