Salvador, 22 de julho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Mamografias gratuitas


alt

Como parte da programação do Estado para o ‘Outubro Rosa’, iniciativa mundial para a luta contra o câncer de mama, cerca de oito mil mamografias gratuitas serão realizadas em diversos pontos de Salvador. A campanha, que começou na quarta-feira (8) e prossegue até o dia 26 de outubro, está disponibilizando, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), três unidades móveis para o exame, em parceria com o Grupo Delfin. Nesse período, os veículos equipados devem percorrer diversos pontos da capital baiana para atender um número de comunidades ainda maior.

Nessa etapa da campanha, são atendidas mulheres entre 40 e 69 que não tenham realizado nenhum procedimento cirúrgico nas mamas, incluindo os estéticos. Os atendimentos estão sendo realizados na Fundação Lar Harmonia, no Bairro da Paz (8 a 26) e no Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, até o dia 31 de novembro.

Durante o lançamento da iniciativa, no Lar Harmonia, na manhã desta quarta, as mulheres que procuraram atendimento ainda puderam participar de palestra com apresentação da ação e sobre a importância da mamografia e de outros exames destinados à detecção do câncer de mama e da prevenção para a saúde feminina. 

Para o médico urologista e diretor do Lar Harmonia, Sheldon Menezes, apoiar iniciativas como essa pode mudar a vida das pessoas. “Aqui, conseguimos fazer a prevenção de mulheres que trabalham, cuidam da casa, dos filhos, dos maridos, muitas vezes. Cuidando da saúde desse paciente, estamos cuidado da saúde de toda a família, que certamente seria afetada por uma doença como o câncer”.

Segundo a médica radiologista e coordenadora do programa de rastreamento pelo Grupo Delfin, Maria Cecília Gnoatto, o câncer de mama é um dos mais importantes para a prevenção. “Esse é o câncer com maior incidência e com maior índice de mortalidade entre as mulheres. Aqui, fazemos o exame que é indiscutivelmente o principal método para a descoberta do câncer desde o início, o que dá a mulher uma oportunidade de cura ainda maior”. 

Para o atendimento, que acontece por ordem de chegada, a mulher deve comparecer aos postos com documento oficial com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Realizando o exame pela segunda vez na campanha Outubro Rosa, a dona de casa Martinez de Freitas acha importante a prevenção e quer incentivar outras mulheres a realizarem o exame. “Precisamos nos cuidar e o melhor é prevenir do que tratar, por isso, faço sempre os meus exames, e quando chegam esses carros nos bairros, fica ainda mais fácil”. 


Rastreamento na capital e no interior

As ações do Outubro Rosa realizadas em Salvador fazem parte também do Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, da Sesab, que começou em 2011 e já beneficiou mais de 180 mil mulheres em mais de 280 municípios baianos. Três caminhões equipados com aparelhos de mamografia e ultrassom, sala de atendimento de pacientes estão percorrendo todo o estado, oferecendo acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção. Caso forem necessários exames complementares também podem ser realizadas ultrassonografias, biópsias e atendimento com especialistas.

Segundo a diretora de Projetos Estratégicos da Sesab, Maria Cecília Fiais, as ações são ferramentas de incentivo à mulher para buscar os serviços de saúde e dar mais atenção a si mesma. “É importante que a gente percorra o máximo de locais que conseguirmos porque, uma vez que ela já recebeu o primeiro atendimento, ela possa incentivar outras mulheres a procurar ajuda e continue fazendo seu acompanhamento regularmente, como uma forma de cuidado”.


Confira as datas e locais de atendimento:


Estacionamento Hospital João Batista Caribé, Coutos, Subúrbio Ferroviário.

Até 23 de outubro


Quartel da Polícia Militar, Bonfim.

Até 23 de outubro


Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Cabula.

Até 31 de outubro


Campo da Pronaica, Cajazeiras.

Até 24 de outubro


Igreja Universa do Reino de Deus, Iguatemi.

Até 26 de outubro


Base Comunitária do Nordeste de Amaralina.

De 26 a 30 de outubro


Lar Harmonia, Bairro da Paz.

Até 26 de outubro



Fonte: Secom




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.