Salvador, 22 de julho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Turma do Xaxado


altEstá no ar na TVE - Educativa da Bahia a primeira série de animação 100% baiana, “A Turma do Xaxado” produzida pela Liberato Produções. A série - que também é transmitida através da TVE Online - é composta por 26 episódios, com duração de um minuto cada, que já estão sendo exibidos nos intervalos de nossa programação. No dia 31 de outubro, a apresentadora Marília Randam conduz os telespectadores de todas as idades por um programa especial onde serão exibidos os 26 episódios, mas também uma reportagem produzida pelo Soterópolis, mostrando a biografia do quadrinhista Antônio Cedraz, criador das histórias e tirinhas da Turma do Xaxado.

Na segunda parte do programa especial, a TVE exibe mais animações feitas exclusivamente por realizadores baianos de desenho animado, selecionados através do edital “Produção de Projeto Completo para Série de Animação e Interprogramas de TV”, uma realização do Fundo de Cultura e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). São quatro produções infantis, que compõem o “Pilotos da Animação”, também com duração de cerca de 26 minutos no total, que será composto por entrevistas com quem os criou, produziu, dirigiu e pelos pilotos de “A Bruxinha Lili”, “Tadinha”,  “Tio Mussarela” e “A Mata Animada.

Processo de criação

A Turma do Xaxado surgiu em 1998 e conta as aventuras vividas por Xaxado e quatro amigos, em uma pequena cidade do interior nordestino. Essa turminha já circula por todo país por meio de revistas, jornais e livros didáticos publicados pelas maiores editoras nacionais. Agora ganha vida na tela da TVE Bahia e leva a assinatura da Liberato Produções Culturais, que há mais de 38 anos busca produzir projetos genuinamente brasileiros. Entre os trabalhos produzidos pela Liberato estão os longas de animação “Ritos de Passagem” e “Boi Aruá” e o longa “Cascalho”, de Tuna Espinheira. 

A produtora do estúdio de animação, Cândida Liberato, diz que foi muito gratificante, do início ao fim, o processo de construção da série. “Desde o primeiro encontro com Cedraz, o autor, e Tom Figueiredo, o roteirista, nos entendemos muito bem. Eles aceitaram todas as sugestões e ideias que demos. Sempre acreditaram na Liberato Produções Culturais e sempre estiveram presentes em todos os momentos de preparação do projeto”, disse. Segundo Cândida, o formato adotado, um minuto cada episódio, foi pensado para que o desenho também pudesse ser exibido durante os intervalos comerciais, permitindo maior visibilidade, além de facilitar a captação de recursos para custear episódios de maior duração.

Para o diretor da série, Cláudio Guido, que já tinha trabalhado com a mesma equipe de produção no longa metragem "Ritos de Passagem", do diretor Chico Liberato, a construção da animação foi feita em grande sintonia artística e técnica. Com a colaboração do criador Cedraz, Cláudio pode construir uma comédia descontraída e ingênua, com o encantamento mágico do universo infantil, equilibrando em cada capítulo ação, mistério e brincadeiras. "É um desenho animado que fala a nossa língua, traz com o orgulho o nosso jeito brasileiro, nordestino de ser", afirma o ele.

Personagens

O núcleo principal de personagens é formado pelo menino Xaxado e seus quatro amigos - Marieta, Zé Pequeno, Marinês e Arthurzinho -, crianças diferentes em seus gostos, falas, classes sociais, graus de instrução e etnias. Crianças que, apesar das diferenças e conflitos internos, são unidas por uma grande amizade. Para viver aventuras com os cincos pequenos "levadinhos", juntam-se a eles seres mágicos como o Saci e a poderosa Senhora da Mata, além dos animais domésticos - a galinha Odete e o galo Valdisnei.




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.