Salvador, 15 de setembro de 2019
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Durante toda a sexta-feira (25) o Portal do IRDEB vai transmitir ao vivo o Seminário SAC 20 Anos - Inovação e Tecnologia a Serviço da Sociedade. Programada para o dia 25 de setembro, a comemoração pela passagem da importante data será realizada no Hotel Catussaba, em Salvador, Bahia. O evento, que vai acontecer nos períodos da manhã e da tarde, contará com a presença de representantes das unidades integradas de outros Estados, autoridades e palestrantes nacionais e locais, representantes dos órgãos parceiros, funcionários do SAC e servidores estaduais.

A iniciativa tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que, por meio de sua presidência, solicitou a participação das secretarias membros do Consad a fim de que contribuam para o êxito do seminário em defesa da gestão pública estadual. A expectativa de atendimento ao pleito levou em consideração “a relevância do assunto para as ações desse programa de gestão implantado em todas as secretarias estaduais e, por via de consequência, para as ações do Consad, considerando ainda a importância do compartilhamento de experiências neste quesito”.

20 anos de SAC

Indispensável à população baiana, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) completa neste mês 20 anos de existência. De 1995 até hoje, o modelo criado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) já foi difundido por todo o país e adotado em 24 estados do Brasil, além do Distrito Federal. 

Graças à rápida capacidade de se propagar, o SAC foi escolhido pelo governo brasileiro como referência para o Projeto de Atendimento Integrado (PAI). Foram implementadas ainda, por meio de cooperação técnica, unidades em Portugal - Lojas do Cidadão, na cidade de Bogotá (Colômbia) - Supercade e na República Dominicana, no final de 2011, onde recebeu a denominação de Punto Gob. 

Desde a sua implantação, o SAC vem conquistando importantes prêmios de qualidade concedidos por diversas instituições nacionais. No âmbito internacional, a ferramenta foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores práticas existentes na área de prestação de serviços públicos. Dessa forma, passou a integrar a pauta dos produtos de exportação do Brasil, elevando o país à condição de pólo difusor da transferência de know-how no atendimento ao público.

Rede SAC

A partir da consolidação do Modelo de Atendimento SAC, a Saeb tornou-se responsável pela expansão da qualidade no atendimento para outras frentes de atuação. Atualmente, a Rede SAC conta com 57 unidades de atendimentos, sendo 15 postos fixos na capital do estado e na região metropolitana e 20 no interior. Estão disponíveis também 19 unidades do Ponto Cidadão e três unidades do SAC Móvel para atender à população do interior baiano. As unidades em operação disponibilizam à população mais de 800 serviços, prestados por 37 instituições parceiras, e registram uma média diária de 32,8 mil atendimentos.

Tecnologia

Com o crescente desenvolvimento da internet, surgiram alternativas para o aprimoramento e ampliação da utilização de recursos do SAC. Isso se deu com a incorporação de novas tecnologias, de forma a tornar a ferramenta um instrumento de promoção da cidadania. Foram criados, então, Portal SAC, SAC Fácil, SAC Móbile e Call Center, instrumentos de fácil acesso para todos os cidadãos de qualquer parte do estado.

Diretora de Desenvolvimento de Projetos da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Márcia Hlavnicka, destaca o serviço como um importante instrumento para o exercício da cidadania. Segundo ela, o SAC não só mudou a imagem do serviço público como também despertou no cidadão uma busca constante pela qualidade: “por esta razão, a SAC vem concentrando esforços na melhoria contínua dos serviços prestados à população, com o desafio de expandir e consolidar a excelência do atendimento, não apenas na rede, mas em órgãos públicos que mantêm contato direto com o cidadão”.



 

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