Salvador, 15 de setembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > 2 de julho na TVE



altA TVE Bahia exibe ao vivo, no dia 2 de julho, a partir da 8h, direto do Largo da Lapinha, a saída do Cortejo Cívico e os discursos das autoridades do estado. Quem transmite é o repórter Igor Baraúna. No Campo Grande, a partir da 15h, a transmissão volta a acontecer ao vivo para mostrar a chegada do fogo simbólico da independência, o cortejo cívico e o discurso do governador do estado, Rui Costa. 

A declaração de independência do Brasil feita por Dom Pedro I, em sete de setembro de 1822, deu início uma série de conflitos entre governos e tropas locais ainda fiéis ao governo português e as forças que apoiavam nosso novo imperador. Devido à eficaz resistência organizada pelos defensores da independência e o apoio das tropas lideradas pelo militar britânico Thomas Cochrane, as tropas fiéis a Portugal acabaram sendo derrotadas em 2 de julho de 1823. O episódio, além de marcar as lutas de independência do Brasil, motivou a criação de um feriado onde se comemora a chamada Independência do Brasil na Bahia.

Para celebrar essa data mais que especial para os baianos o jornalismo da TVE Bahia produziu uma série de reportagens abordando detalhadamente os pontos mais importantes dessa luta como os conflitos que começaram em Cachoeira, e aos poucos foram se espelhando por outras cidades do Recôncavo Baiano e também atingiram a capital Salvador; em Salvador, a resistência da abadessa Sóror Joana Angélica no Convento da Lapa, morta por tropas portuguesas; Maria Quitéria, a mulher que se travestiu de homem para lutar junto às tropas a favor da independência e a batalha de Pirajá. Essas reportagens você confere nos telejornais TVE Revista, exibido de segunda a sábado, às 12h18 e no TVE Notícias, de segunda a sexta-feira, às 18h30.

Você poderá acompanhar toda a cobertura também online, através da programação da TVE Bahia ao vivo.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.