Salvador, 26 de junho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > TVE terá 5 canais

alt

Destaque no campo público televisivo do Brasil, a TVE Bahia é a primeira emissora brasileira autorizada pelo Ministério da Comunicação a praticar a multiprogramação. Serão quatro sub canais, captados na mesma transmissão: 2.2 - 2.3 - 2.4 -2.5, formando a faixa do Canal da Cidadania. Dois destes canais serão totalmente dedicados à comunidade - um deles - o 2.3, já foi autorizado pelo Minicom, para a ONG Filhos do Mundo. O canal 2.2 será gerido pelo Governo do Estado e já está no ar em testes, exibindo experimentalmente o conteúdo integral da TV Escola do MEC. A TVE Bahia integra a Rede Pública Federal de Televisão (EBC/TVBrasil), e se dedica a exibir conteúdos educativos, de arte e cultura. Em breve, com o advento dos novos canais, o telespectador baiano terá em sua tela de TV mais conteúdo baiano e nacional, de interesse público com ênfase em educação, debate e reflexão.

Visita da ONG Filhos do Mundo

Membros da ONG Filhos do Mundo, habilitada pelo Minicom  para operar um dos canais da sociedade do Canal da Cidadania, visitaram as instalações da TV Educativa da Bahia e conversaram com os profissionais da casa sobre questões técnicas e de programação. A Organização Filhos do Mundo é uma instituição vinculada ao Movimento Social Povos Brasileiros – MSPB, que articula uma rede de trabalhadores e organizações que se relacionam na lógica de rede de produtores livres e associados.

No encontro estavam presentes Aline Cléa – diretora de Projetos MSPB, Anderson Soares, da Cine Arts e MSPB, Augusto Barreto, diretor de Comunicação da MSPB, Marcos Lé, da Cine Arts, Péricles Palmeiras, da Berimbau Filmes e MSPB e Wiltonauar Moura, da produtora Larty Mark. Eles foram recebidos no IRDEB por Gorette Randam, chefe de gabinete, Salvador Counago Carreiro, diretor de Operações, Paulo Pereira, coordenador de Engenharia e Angel Pastor, coordenador de Modernização.

“Estamos analisando os projetos nas áreas de comunicação e conteúdo para grade. O custo para manter o canal no ar e buscar apoios, tudo para oferecer um material bom e significativo para o telespectador”, disse Aline Cléa, da Filhos do Mundo. Já a chefe de gabinete do IRDEB, Gorette Randam enfatizou a importância do novo canal para a democratização das comunicações no país. “Essa visita faz parte de uma das etapas de implantação do Canal da Cidadania. Quero estar presente na inauguração", afirma.