Salvador, 16 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Caravana da Cultura chega a Salvador


alt

O Ministério da Cultura realiza, nesta segunda-feira (13/4), das 10h às 12h, no Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), em Salvador, mais uma roda de conversa sobre participação social no Ministério. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal do IRDEB e faz parte da programação da Caravana da Cultura. 

Participarão do debate o secretário de Articulações Institucionais, Vinícius Wu, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro e o professor e pesquisador de Comunicação e Política, Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o professor doutor da UFBA, Ernani Coelho Neto, a coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Bankoma, Eliana Sousa, e Maria Fulgência, do Ponto de Cultura Odu Odara.

O debate vai tratar da criação do Gabinete Digital do MinC, do planejamento de reestruturação do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC e da definição de um novo modelo de Conferência Nacional de Cultura.

Esta edição do “Diálogos em Rede” contempla a região Nordeste. É a segunda atividade da caravana que fará encontros nas cinco regiões do País. A primeira foi realizada no último dia 25 de março em Brasília (DF). Os próximos debates interativos serão nas regiões Norte, Sudeste e Sul, respectivamente em Boa Vista (16/4), Rio de Janeiro (24/4) e Porto Alegre (27/4).

Após a conclusão dos debates, será produzido um documento de referência para reformulação e ampliação da participação social nos Sistema MinC.


Caravana da Cultura 

Esta é a terceira edição da Caravana da Cultura, que fez sua primeira viagem à região do Cariri e a Fortaleza, no Ceará, nos dias 9 e 10 de março; e a segunda, a São Luiz, no Maranhão, em 25 e 26 de março.

Na segunda-feira, o primeiro compromisso do ministro Juca Ferreira em Salvador é o encontro com o governador da Bahia, Rui Costa. Em seguida, o ministro cumpre programação que inclui visita ao terreiro Ilê Opô Afonjá e conversa com a Mãe Stella de Oxossi. Além de ter publicado oito livros, ela ocupa a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia e é responsável por criar biblioteca itinerante em ônibus adaptado para levar ensinamentos religiosas e aproximar as pessoas. 

 O ministro também fará uma visita ao Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira e, à noite, assistirá a apresentação do Festival Internacional Vivadança. Criado em 2007, em Salvador, com nome de Mês da Dança no Vila, no Teatro Vila Velha, o Vivadança ampliou seu formato e tornou-se internacional. Em quase uma década, teve sua trajetória marcada por fatos importantes, como a criação da Mostra Casa Aberta, Mostra Hip Hop e do Prêmio Vivadança. 



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.