Salvador, 26 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Dia da água

alt

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Criada pela ONU, a data tem o objetivo de discutir globalmente e chamar atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos disponíveis no planeta. Para colaborar com as reflexões sobre o tema, a TVE/TV Brasil exibirá, a partir do dia 16, segunda-feira, programação especial com séries nacionais e internacionais, programas produzidos em diversas regiões do país e reportagens especiais que vão ao ar no Repórter Brasil, nas edições da tarde e da noite. 

Documentários

Nova Amazônia – ESPECIAL - Programa produzido pela TV Cultura do Amazonas, Nova Amazônia vai mostrar, em cinco episódios, o cotidiano de quem vive em casas flutuantes, como é feito o transporte de pessoas e cargas pelos rios da região, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, o funcionamento do ciclo hidrológico da região amazônica e como se deu a formação do maior rio do mundo - o Amazonas. De segunda a sexta, às 17h30.

AL Natural - Água em Tempo de Sede - Série de cinco episódios fala sobre os problemas enfrentados na América Latina em relação à água. De segunda a sexta, às 18h30.

Os Rios e a Vida - Em seis episódios, serão desvendados os mais icônicos rios do mundo: o Amazonas, o Nilo, o Mississippi, o Ganges, o Yang-tse e o Reno. O programa revela como a cultura e a vida de milhões de pessoas é moldada pelas águas que as cercam. De segunda a sábado, às 20h.

Rios Voadores - O filme aborda o fenômeno natural conhecido como “rios voadores”, que é responsável por transportar a umidade da Amazônia para regiões como Pantanal, Centro Sul e Bacia do Prata, influindo no clima dessas regiões. Sábado, 21.03, às 18h30


No domingo, Dia da Água, das 18h às 20h, serão exibidos os seguintes programas:

ÁguaVida - programa produzido pela TV UFSC traz as informações para auxiliar os cidadãos a reencontrar o caminho da convivência harmoniosa com o planeta, que passa pela transformação radical dos modos de produção, dos hábitos de consumo e da forma de vida de todos. Domingo, às 18h.

Águas de Goiás - Uma produção da TV UFG - da Universidade Federal de Goiás, o programa mostra como está a situação das nascentes e rios no estado de Goiás e apresenta pesquisas e iniciativas inovadoras na preservação dos recursos hídricos. Domingo, às 18h30.


Caminhos da Reportagem

Águas Contaminadas - O programa terá como tema a Contaminação da Água e vai tratar de questões relativas à qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil, os tipos de contaminação que ocorrem nas cidades e no campo, o desempenho do poder público na proteção dos recursos hídricos, as histórias de pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no Brasil. A equipe de reportagem percorreu quatro estados brasileiros e constatou que, apesar das ameaças, existem pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema. Domingo, às 19h.

Potencial Hidroviário do Rio Grande do Sul - Nesta produção da TVE do Rio Grande do Sul, mostra-se o potencial das hidrovias gaúchas. São mais de dois mil quilômetros de rios, lagos e lagoas navegáveis cobrindo todo o território gaúcho. Um potencial utilizado pelos povos originários e intensamente explorado no processo de colonização do Rio Grande do Sul. Apesar deste histórico, hoje apenas 10% da produção gaúcha para exportação chega ao porto de Rio Grande através do modal hidroviário. O programa mostra como as hidrovias gaúchas já servem e podem servir ainda mais como caminhos para o desenvolvimento. Domingo, às 20h.


Você vai poder acompanhar toda essa programação especial também online, através da programação da TVE Bahia ao vivo.




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.