Salvador, 26 de junho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > Volta às aulas com comemoração

alt

A Secretaria da Educação do Estado abre o ano letivo 2015 na próxima segunda-feira (09), realizando o Programa de Abertura do Ano Letivo de 2015 que será transmitido ao vivo, das 08h30 às 10h, pela TVE Bahia e pelos portais da Educação - www.educacao.ba.gov.br/educacaopramim - e do IRDEB - www.irdeb.ba.gov.br. O programa celebra a volta às aulas de mais de 850 mil estudantes da rede estadual em toda a Bahia, e será realizado diretamente do auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. As presenças do governador do Estado, Rui Costa, e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, estão confirmadas.

Neste ano, o “Pacto pela Educação na Bahia” será o grande destaque da comemoração. O programa proposto pelo governador Rui Costa deverá ser lançado no final deste mês, e tem como objetivo envolver os profissionais da Educação, estudantes, familiares, sociedade civil, universidades, empresas e o poder público em prol da melhoria da educação pública no Estado, estabelecendo parcerias.

Sob o comando do ator e comediante Luís Miranda, os alunos, professores, coordenadores, diretores de escolas e a sociedade civil poderão acompanhar uma programação que, de acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, foi pensada de forma a refletir as ações que vêm sendo desenvolvidas para os estudantes no ensino público, com foco no fortalecimento e na consolidação do Pacto pela Educação da Bahia. Os estudantes de projetos que se destacaram no ano de 2014, no 3º Encontro Estudantil “Todos pela Escola” serão os protagonistas da comemoração.

A solenidade começará com um clipe de abertura com a música “Saber de Transformar”, do estudante Josenildo Almeida Oliveira Jr - MC Feijão. Após o clipe, será aberta a exposição com 30 obras de artes visuais de estudantes da rede pública, tocado o hino ao 2 de Julho, e o governador Rui Costa e o secretário de Educação Osvaldo Barreto farão seus pronunciamentos. Em seguida, o programa prossegue com a apresentação de projetos científicos, artísticos e esportivos, além de um bate-papo com estudantes.

Durante a abertura do ano letivo serão evidenciados, ainda, o pioneirismo baiano com as experiências criativas estudantis que revelam os traços da diversidade de saberes (científicos, históricos, esportivos, artísticos e culturais) e a valorização das manifestações culturais no estado, destacando os 30 anos de construção da democracia e da liberdade, os 30 anos do Axé Music e a comemoração dos 70 anos do rock de Raul Seixas.

Então, para ficar por dentro dos rumos da educação pública do nosso estado em 2015, fique ligado na TVE, ou assista de onde estiver aqui no Portal do IRDEB ou através do endereço eletrônico www.educacao.ba.gov.br/educacaopramim