Salvador, 15 de setembro de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > TVE exibe seção especial de filmes

alt

No período de 08 a 11 de Janeiro, a TVE e a TV Brasil exibem uma seção especial de documentários e filmes nacionais. Confira a programação:

Quinta-feira, 08 de janeiro

Mama África – Projeto 10: ser Pavarotti

Título original: Project 10: Being Pavarotti. País de origem: África do Sul. Ano: 2004. Gênero: documentário. Direção: Odette Geldenhuys.

Elton Nkanunu é um menino comum que tem um talento extraordinário. O garoto de 13 anos canta ópera em Hermanus, uma pequena cidade costeira na província do Cabo Ocidental da África do Sul, muito popular entre os turistas de avistamentos de baleias.

O amor do jovem pela música de ópera começa após ganhar de um primo, uma fita do tenor italiano Luciano Pavarotti. De origem humilde, Elton é um dos seis filhos criados pela mãe desempregados. A busca do menino para se tornar um cantor de ópera aclamado é um objetivo que contrasta com o pano de fundo de sua vida como um jovem adolescente pobre. Ele e seus amigos da ópera são perseguidos pelas autoridades e espancados pela polícia.

Apesar dos desafios, o talento e a paixão pela ópera levam Elton a realizar apresentações solos em festivais ao ar livre, como atração de abertura para os cantores profissionais de ópera na Cidade do Cabo.

A cineasta Odette Geldenhuys passou um ano observando a rotina do jovem para realizar o documentário "Projeto 10: ser Pavarotti", seu primeiro filme.

Reprise. 52 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 23h30

Sexta-feira, 09 de janeiro

Cine Nacional – Canção de Baal

Ano: 2008. Gênero: aventura musical. Direção: Helena Ignez, com Carlos Careqa, Simone Spoladore, Felipe Kannenberg, Djin Sganzerla, Beth Goulart, Michele Matalon, Marcelo Lazzaratto, Bayard Tonnelli, Madalena Bernardes, Dionísio Neto, Marcelo Drummond, Vera Barreto Leite, Lú Brites, Camila Mota, Fransérgio Araújo.

Poeta e cantor, Baal optou por uma vida de outsider, gozador da vida. Baal preenche seus dias com casos amorosos. Nessa fábula musical antropofágica ouve-se a voz do próprio Bertolt Brecht e a entrevista de Einstein no Brasil, onde teria sido comprovada a Teoria da Relatividade.

Primeiro longa dirigido por Helena Ignez, ícone do cinema marginal, o filme “Canção de Baal” conta no elenco com Simone Spoladore e Carlos Careqa.

Reprise. 77 min.

Classificação Indicativa: 14 anos

Horário: 23h00

Sábado, 10 de janeiro (madrugada de sábado para domingo)

DOC TV (Viagem) – De Barra a Barra

Ano: 2009. Direção: Carlos Eduardo Ribeiro Jr. Coprodução: Carlos Eduardo Ribeiro Jr, Canoa de Tolda, TV Aperipê, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec)

Ao navegar pelo Rio São Francisco a bordo da canoa de tolda Luzitânia, o documentário “De Barra a Barra” lança um olhar sobre a cultura ribeirinha no trajeto que liga o estado de Sergipe ao de Alagoas.

O tempo da navegação na canoa determina o ritmo do filme, que resgata um dos ícones do São Francisco: a canoa de tolda. O documentário foca também na preservação desse meio de transporte desde sua construção à sua navegação pelo rio São Francisco.

Reprise. 52 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 1h45 (de domingo)

Domingo, 11 de janeiro

Festival Mazzaropi – O Jeca e a Freira

Ano de estreia: 1968. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Mauricio do Valle, Elizabeth Hartman, Carlos Garcia, Ewerton de Castro.

Em uma fazenda no interior do Brasil, no século XIX, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um dos seus colonos. Ele se afeiçoa a menina como se fosse sua própria filha.

Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais.

Neste longa, o humorista Amácio Mazzaropi vive o protagonista e também dirige a comédia.

Reprise. 102 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 17h00

Soy Loco Por Ti Cinema – Tambogrande. Mangos, muerte, minería

Título original: Tambogrande. Mangos, muerte, minería. País de origem: Peru. Ano de estreia: 2007. Gênero: documentário. Direção: Ernesto Cabellos e Stephanie Boyd.

No norte do Peru, uma onda de pioneiros transforma um deserto em um fértil vale de mangas e limões. Mas seu esforço se vê ameaçado quando descobrem que sob suas terras existe uma jazida de ouro. A indignação e a violência estremecem o que antes era um tranquilo vilarejo.

Em meio do caos, um homem consegue unir os agricultores e guiá-los através de um revolucionário caminho de mobilização pacífica, onde as pessoas comuns se enfrentam ao poder com heroísmo.

Dirigido por Ernesto Cabellos e Stephanie Boyd, o documentário peruano “Tambogrande. Mangos, muerte, minería” conquistou diversos prêmios em festivais de cinema da América Latina e Europa.

Inédito. 85 min.

Classificação Indicativa: 18 anos