Salvador, 19 de agosto de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Workshop recebe produtores audiovisuais da Bahia

altAconteceu, no último dia 15, sexta-feira, um workshop gratuito no auditório do Sebrae para apoiar e capacitar as produtoras audiovisuais para participar dos editais recém-lançados da área, com foco para o Edital de Fomento à Produção Audiovisual Baiana. O curso foi promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), pelo Sebrae e pelo Escritório Bahia Criativa, em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.  

O palestrante Rodrigo Camargo, especialista em Regulação da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e coordenador do Núcleo do Fundo Setorial do Audiovisual, apresentou aos ouvintes as linhas de financiamento disponíveis e esclareceu dúvidas sobre operação e prestação de contas. O Diretor Geral do IRDEB, José Araripe Cavalcante Junior, esteve no evento e comentou sobre o cenário atual da produção audiovisual. "Atualmente, a cena audiovisual nacional conta com um grande aporte de recursos e precisamos de projetos, capacitação, etc. É a fome com a vontade de comer".

Os ouvintes também estavam empolgados para aprender e entender como participar mais ativamente dessa cena com o apoio desses editais, principalmente ao Edital de Fomento à Produção Audiovisual na Bahia. "Penso que é uma boa oportunidade para adquirir maiores informações sobre o edital. Gostei da iniciativa. Existem poucas oportunidades para a capacitação adequada e orientada a esses editais de audiovisual.", falou a publicitária Nena Oliveira. 

Emerson Almeida, produtor executivo na empresa Dois Arroz Filmes, comentou a importância desse tipo de evento para as produtoras independentes. "Gostei muito do que foi discutido aqui. Traz um novo fôlego à cena audiovisual da Bahia. Trabalho numa produtora independente que depende dos editais para desenvolver seus projetos e achei interessante entender melhor algumas coisas que foram abordadas nesse evento. Achei muito interessante essa parceria entre o IRDEB e a Ancine, pois pode gerar ainda muitos frutos futuros".

Gorette Randam, chefe de gabinete do IRDEB, também falou sobre o evento. "Hoje temos uma incubadora de economia criativa, onde o foco é a capacitação dos agentes produtores locais. Em parceria com o Sebrae, damos aos projetos o caráter empreendedor, que faz com que eles deem retorno financeiro à cadeia da economia criativa".




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.