Salvador, 26 de junho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > Portal do Irdeb Transmite Evento “Ditadura Militar – Direito à Memória”

altO Portal do Irdeb transmite ao vivo, como parte da programação do III Fórum do Pensamento Critico, palestras e debates do evento “Ditadura Militar – Direito à Memória”, que será realizado entre os dias 02 e 04 de abril, no Complexo Cultural dos Barris.

Veja a programação da Transmissão:

02 DE ABRIL (QUARTA- FEIRA)

17h  Conversando com a sua história especial – 50 anos do golpe civil-militar

Palestrantes: Prof. Silvio César Oliveira Benevides

Prof. Renato Affonso

Local: Sala Kátia Mattoso

O projeto visa debater questões ligadas à história colonial, imperial e republicana de nosso Estado, difundir conhecimentos, agregar valores e estabelecer um elo entre a academia e a comunidade, promovendo a interação entre professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nos diferentes temas apresentados durante o curso. Em especial, durante o mês de abril, o tema será sobre a ditadura militar na Bahia, sendo que, em sua abertura, no dia 2 de abril, a discussão terá como foco o movimento estudantil.

03 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

18h - Roda de Conversa - O Golpe e a Imprensa na Bahia

Palestrante:

Emiliano José – escritor, jornalista e político

Local: Quadrilátero

Esta roda de conversa pretende debater temas que relacionem o papel da imprensa durante o período da ditadura militar, especialmente no Estado da Bahia. Durante a ditadura militar, o Brasil viveu o cerceamento da liberdade de expressão, com redações fechadas, artigos censurados (bem como outras formas de expressão informativa e estética) e perseguição a jornalistas engajados na luta pela democracia. O evento pretende, portanto, trazer o histórico do golpe com a imprensa, especialmente na Bahia, tanto a que deu suporte quanto aos meios de resistência, e apontar para os dias atuais os ainda latentes desafios da democracia para a comunicação.  A roda de conversa, também, marca o lançamento dos periódicos digitalizados da época da ditadura militar no site da Biblioteca Virtual 2 de Julho, buscando democratizar o acesso a este material histórico e contribuindo para as pesquisas sobre esse momento da história baiana e brasileira.

04 DE ABRIL (SEXTA- FEIRA)

14H - Atividade F. Debate: Mortos e desaparecidos políticos: A responsabilidade do Estado

Palestrantes: Nilmário Miranda, deputado federal PT/MG e Carlos Tibúrcio, jornalista e assessor especial do gabinete pessoal da Presidência da República.

Local: Sala Kátia Mattoso