Salvador, 15 de setembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Lavagem do Bonfim


altSegunda quinta-feira de janeiro é dia da Lavagem do Bonfim! A TVE Bahia, fortalecendo a diversidade cultural, faz cobertura nesta quinta-feira, 16.01, a partir das 8 horas, da tradicional Lavagem do Bonfim, umas das mais conhecidas expressões da identidade baiana. Diretamente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Aline Castelo Branco acompanha os preparativos, o ato interreligioso e a saída do cortejo, que segue pela Cidade Baixa da capital baiana em direção à Colina Sagrada. Às 11h, o TVE Revista, em edição especial, será apresentado da festa, sob comando de Igor Baraúna, que estará em um praticável posicionado em frente à Basílica do Senhor do Bonfim. A equipe da emissora estará pronta para mostrar, além da saída, também a chegada do cortejo.

Com sete câmeras posicionadas estrategicamente para mostrar a celebração, o TVE Revista Especial recebe, como convidados, estudiosos e historiadores, além de pessoas ligadas a festa, que vão falar sobre essa importante manifestação popular, suas características, representações religiosas e manifestações profanas e de conteúdo cultural, que reúnem, todos os anos, milhares de pessoas na devoção, em diálogo religioso, a Senhor do Bonfim e a Oxalá.

A festa, que teve proposta de Registro como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013, ocorre desde o século XVIII. Unindo o profano e o religioso, a lavagem do Bonfim reúne baianas, filhos de santo, moradores e turistas. A festa tem fundamento na devoção e homenagens dedicadas ao Senhor Bom Jesus. Essas homenagens começaram quando a imagem do santo foi trazida pelo capitão Português Teodósio Rodrigues de Farias, em cumprimento a uma promessa por ter sobrevivido a uma forte tempestade. O ritual da Lavagem das escadarias da igreja veio também deste período, quando pessoas escravizadas eram obrigadas a lavar o templo para a festa celebrada no segundo domingo após o Dia de Reis. Toda a programação da TVE Bahia pode ser conferida pelos canais 2 e 2.1 (HD) e através do portal www.irdeb.ba.gov.br.

 




 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.