Salvador, 15 de novembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > TVE AGORA É HD

altDia 17 de dezembro de 2013. Esta data marca uma nova era na comunicação pública na Bahia: a TVE Bahia passa a transmitir em sinal digital, que esteve em testes desde o mês de julho passado. Em encontro com profissionais do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o governador da Bahia, Jaques Wagner, foi quem lançou, na manhã da terça-feira, a TVE HD. O evento contou, também, com a presença do secretário de Comunicação Social do Estado, Robinson Almeida. A partir de agora, a emissora, que tem a valorização das expressões culturais como uma de suas maiores marcas, amplia seu alcance de público com maior qualidade de imagem.  A programação do conhecido canal 2 poderá ser conferida, também, no 2.1 e 2.2 em HD.

Em companhia do diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, o Governador visitou as salas com os novos transmissores e conferiu o processo de transformação da transmissão analógica para a alta definição. “A era digital da TVE é importante para a comunicação baiana, para os baianos. A TVE, com o sinal digital, com o HD, aporta o que há de melhor em tecnologia para que seu conteúdo possa chegar à casa de cada baiano de uma forma cada vez mais bem comunicada, cada vez melhor, cada vez com mais qualidade”, disse o Governador Jaques Wagner. Ele ressalta, ainda, a importância da valorização da cultura baiana nesse processo de modernização da TV pública: “A tecnologia serve para levar a mensagem. E nós temos que cuidar para que essa mensagem seja cada vez uma mensagem de mais conteúdo, valorizando a cultura baiana”.

 O secretário de Comunicação Robinson Almeida também comemora o novo sinal “Nós vamos ter a Bahia mostrada com todas as suas cores, com todas as suas potencialidades, pluralidade e um sinal de altíssima qualidade”, afirmou. “Hoje, quando você passa no shopping e vê, nas lojas de eletrodomésticos, as televisões que estão em exposição com o sinal HD da TVE, é porque nós estamos com um melhor sinal, nós estamos também com a melhor programação. Então, nesse sentido, eu acho que isso vai ter uma modificação na forma de perceber a TVE”, considera do diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro.

Se, antes, a TVE poderia ser conferida apenas pelo canal 2 em TV aberta, agora, a programação alcançará o canal High Definition (HD) 2.1 e o Standard (SD) 2.2, trazendo ainda mais possibilidades de experimentar um pouco mais de Bahia pelas telinhas. O canal HD exibe a programação baiana, com musicais, documentários e programas especiais em Full HD, enquanto o canal em SD mostra o conteúdo tradicional local e a programação nacional da TV Brasil, a mesma conferida pelo canal 2, o analógico. “A maior marca da TVE com canal digital é a ampliação da participação do conteúdo produzido na Bahia. Não se trata apenas de ampliar a diversidade e a qualidade, mas, também, a quantidade, fazendo da TVE uma referência nacional de emissora regional aberta que mais dedica horas ao produto do seu próprio mercado audiovisual, prestigiando a produção independente, não apenas da capital, mas, também, do interior”, diz o diretor de Programação e Conteúdo do Irdeb, José Araripe Jr.

Para acompanhar a nova TVE HD, basta ter um televisor com receptor digital e uma antena UHF, que traz sistema especifico para alcance de altas frequências de sinal. Segundo o diretor de Operações do Irdeb, Salvador Carrero, a melhora no sinal digital contribui para uma maior distribuição do conteúdo da emissora. “A TVE promove conteúdos culturais de interesse público com ênfase no público local. A distribuição deste conteúdo era prejudicada pelo analógico, pela má qualidade do sinal. Isso foi superado com a TV Digital. Agora, a TVE tem som e imagem imunes a qualquer interferência na distribuição. Ou o sinal chega perfeito ou não chega. Temos a oportunidade de distribuir o conteúdo, fortalecer a cidadania e contribuir sócio e culturalmente”, explica.

Contando com o que há de melhor na cobertura e transmissão de eventos culturais identitários baianos, a população poderá perceber a mudança da qualidade de sinal nas principais transmissões do verão da TVE, como as festas tradicionais baianas, os shows de verão e o Carnaval. Serão cerca de 100 horas de transmissão do carnaval com imagem e som de alta definição.





 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.