Salvador, 19 de agosto de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Centenário de Vinicius de Moraes

De versos, amigos e uma vida cultural intensa, é feita a biografia de O Poetinha, Vinícius de Moraes. E, em homenagem ao seu nascimento, 19 de outubro de 1913, a TVE Bahia e a TV Brasil reuniram matérias, depoimentos e canções para ilustrar a história do artista. No dia 16 de outubro, às 22h, a emissora baiana exibe uma edição do Perfil & Opinião exclusivamente dedicada ao poeta, trazendo como entrevistada de Denny Fingergut a atriz Gessy Gesse, a paixão baiana de Vinícius de Moraes. Do relacionamento de sete anos, o sétimo casamento do artista, Gesse conta, no programa, desde o começo, quando se conheceram no Leblon, no Rio de Janeiro, em 1969. No dia seguinte, 17 de outubro, em rede nacional, através da TV Brasil, o programa Caminhos da Reportagem traz a vida e obra do escritor, que tem uma face poética dividindo espaço com um currículo de muita música, histórias e, até, uma carreira de diplomata. O mesmo programa será exibido na Bahia na semana seguinte, no dia 24 de outubro, às 23h, na TV Educativa.

Na sexta-feira, dia 18, os dois canais de TV – o local e o nacional – levam ao ar o Ver TV – Vinícius de Moraes, apresentado por Lalo Leal. Nesta edição, serão lembradas participações do poeta em programas televisivos brasileiros e europeus e a representação para o universo artístico que ele trazia, como artista múltiplo que era. Os convidados para falar de Vininha são a professora, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Guaraciaba Michelett, autora do livro A poesia, o mar, a mulher: um só Vinicius (Editora Escuta); o produtor musical Solano Ribeiro, que idealizou festivais de música da década de 1960 e 1970, e o artista plástico Elifas Andreato, amigo de Vinicius de Moraes que organizou uma exposição como parte das comemorações do centenário.

Já no dia 19, sábado, data exata do centenário, a TVE Bahia apresenta, em seus telejornais, reportagens especiais, sob tema Vinícius na Bahia, que trarão momentos da passagem do poeta por terras baianas, de seu casamento com a atriz Gessy Gesse e da religiosidade e produção artística vivida por ele aqui.

 

TER (15), 22h - SAMBA NA GAMBOA

Programa convida Toquinho para prestar homenagem a Vinicius de Moraes.

Neste Samba na Gamboa, uma conversa inspirada com Diogo Nogueira, Toquinho –  grande parceiro do eterno poetinha – traz para a roda as comemorações pelo centenário de Vinícius de Moraes, relembrando histórias marcantes da dupla e cantando algumas pérolas, como Aquarela, Tarde em Itapoã e Canto de Ossanha. “Foram dez anos, umas cento e trinta músicas e mais de mil shows com o Vinícius. Logo que começou a parceria, ele falou que esse negócio de parceria era que nem casamento: sem sexo, mas com todo o resto. A gente casou muito na busca pela simplicidade e pela vontade de fazer canções”, diz Toquinho.

QUA (16), 22h - PERFIL & OPINIÃO

Às vésperas do centenário do poetinha Vinícius de Moraes, sua viúva, Gessy Gesse conversa sobre momentos valiosos da sua vivência com o artista.

SEX (18), 20h - VER TV

O Ver TV, programa da TV Brasil exibido pela TVE Bahia, lembrará de participações do poeta Vinícius de Moraes em programas televisivos brasileiros e europeus e a representação para o universo artístico que ele trazia, como artista múltiplo que era. Os convidados para falar de Vininha são a professora, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Guaraciaba Michelett, autora do livro A poesia, o mar, a mulher: um só Vinicius (Editora Escuta); o produtor musical Solano Ribeiro, que idealizou festivais de música da década de 1960 e 1970, e o artista plástico Elifas Andreato, amigo de Vinicius de Moraes que organizou uma exposição como parte das comemorações do centenário. O programa é apresentado por Lalo Leal.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.