Salvador, 26 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Seminário Arte e Pensamento

Hoje, às 17h, a Academia de Letras da Bahia realizará a mesa-redonda A Poética da Cidade, sendo palestrantes Alexei Bueno, Paulo Ormindo de Azevedo e Pola Ribeiro, com mediação de Fernando da Rocha Peres. O encontro faz parte do projeto Seminários Arte e Pensamento - Transformações da Cultura no Século XXI.

Alexei Bueno, carioca, é poeta, ensaísta, crítico e tradutor, com dezenas de títulos publicados. Coordenou a publicação de obras de diversos autores brasileiros e estrangeiros para várias editoras, como a Nova Aguilar, a Nova Fronteira e a editora da Academia Brasileira de Letras. Foi curador de exposições nacionais, tais como os 150 anos de nascimento de Castro Alves, no Teatro Castro Alves, o centenário de morte de Cruz e Sousa, na Biblioteca Nacional, os centenários de morte de Machado de Assis e de Euclides da Cunha e os centenários de nascimento de Rachel de Queiroz, Dinah Silveira de Queiroz e Jorge Amado, na Academia Brasileira de Letras. Foi diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro - INEPAC. É membro do PEN Clube do Brasil.

Paulo Ormindo de Azevedo é arquiteto, formado pela Universidade Federal da Bahia, na qual é professor titular. É doutor pela Universidade dos Estudos de Roma, La Sapienza, e consultor da Unesco em Preservação de Monumentos e Sítios Históricos. Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. É membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. É autor de "Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia", em sete volumes, dentre outras publicações. É jornalista especializado em urbanismo e arquitetura e colaborador do jornal A Tarde, no qual publica um artigo quinzenalmente. É membro da Academia de Letras da Bahia.

Pola Ribeiro é cineasta, ator, produtor, roteirista, diretor de teatro, televisão, vídeos de publicidade, documentários e shows musicais. Sua produção cinematográfica vai desde filmes em Super-8 a bitolas profissionais em curtas e longas metragens. É formado em comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor no ensino médio e ministrou cursos de cinema na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Católica do Salvador e na Faculdade de Tecnologia e Ciências. Foi presidente da Associação Baiana de Cinema, conselheiro da Associação Brasileira de Documentaristas e presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo.  É presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas e diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB.

Fernando da Rocha Peres, mediador da mesa-redonda, é poeta, ensaísta e professor, graduado em direito pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em história pela mesma universidade, da qual é professor emérito. É um estudioso da vida e obra de Gregório de Mattos, a quem apelidou de O Poeta Devorador. Publicou o livro "Memória de Sé", resultante de sua pesquisa histórica e crítica da reforma urbana de Salvador empreendida no governo de José Joaquim Seabra. Foi diretor-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, diretor-regional para Bahia e Sergipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal da Bahia. É membro da Academia de Letras da Bahia.

 

Transmissão

 

Os Seminários Arte e Pensamento, com reflexões sobre literatura, artes e transformações da cultura, são coordenados pelos acadêmicos Luís Antonio Cajazeira Ramos e Paulo Costa Lima, sendo realizados com periodicidade mensal no auditório da ALB, na Avenida Joana Angélica, 198, no bairro de Nazaré, em Salvador, com entrada franca.

O programa faz parte das atividades do Ponto de Cultura da ALB, com apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia que transmite o evento, ao vivo e com exclusividade, através do link www.irdeb.ba.gov.br/arteepensamento

 



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.