Salvador, 15 de novembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Seminários Arte e Pensamento

O portal transmite na quinta (25), às 17h, o primeiro encontro do projeto Arte e Pensamento, produzido pela Academia de Letras da Bahia.O evento, que será realizado uma vez por mês, até novembro, propõe reflexões sobre a cultura no século XXI.

O Corpo e suas Cartografias

Na mesa de abertura, como convidados, estarão a escritora, professora da Universidade Federal da Bahia e membro da ALB Cleise Mendes, o artista plástico Vauluizo Bezerra e o filósofo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Guilherme Castelo Branco. A mediação será da professora do Instituto de Letras da UFBA Evelina Hoisel, que também é membro da ALB, e o tema para discussão será “O Corpo e suas Cartografias”.

Seminários Arte e Pensamento - Transformações da Cultura no Século XXI

A ALB oferecerá, de julho a novembro, uma série de mesas-redondas e conferências intituladas “Seminários Arte e Pensamento - Transformações da Cultura no Século XXI”, que irão movimentar a cena cultural de Salvador e trazer à capital grandes nomes da cultura em língua portuguesa.

A programação, que será mensal, sempre será transmitida ao vivo pelo portal do Irdeb e gravada pela TV Educativa da Bahia. Para quem for participar do evento, a entrada é gratuita e ele será ministrado no auditório da Academia, na Avenida Joana Angélica, 198, no bairro Nazaré, em Salvador. A programação tem o apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA) e  do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Clavis Prophetarum: Padre Antônio Vieira e o Século XXI

Para agosto, no dia 22.08, às 17h, já está programada a conferência com o filósofo e professor da Universidade de Lisboa, Pedro Calafate, especialista na obra de padre Antônio Vieira. Ele vem ministrar a conferência “Clavis Prophetarum: Padre Antônio Vieira e o Século XXI". O mediador será o escritor e presidente da Academia de Letras da Bahia Aramis Ribeiro Costa.

A poética da cidade

Em setembro, a mesa-redonda terá como tema "A poética da cidade" e os debatedores serão o poeta Alexei Bueno, ex-diretor do INEPAC-RJ, o cineasta e diretor-geral do IRDEB Pola Ribeiro, o arquiteto, urbanista, professor da UFBA e membro da ALB Paulo Ormindo de Azevedo, com mediação do poeta e membro da ALB José Carlos Capinan.

Cidadania, Pertencimento e Liberdade

No mês de outubro, a mesa sobre "Cidadania, Pertencimento e Liberdade" reunirá o poeta e jurista Carlos Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, e a moderação será feita pelo memorialista, ex-governador da Bahia e membro da ALB, Roberto Santos.

A programação de 2013 vai até novembro, que trará uma mesa-redonda com o tema "O Mito: Pertinência e Atualidade". Os debatedores serão a poeta, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado e membro da ALB, Myriam Fraga, o ator e diretor teatral José Possi Neto e o antropólogo, professor da UFBA e criador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott. A mediação será feita pela etnolinguista de línguas africanas, professora da UNEB, membro da ALB, professora Yeda Pessoa de Castro.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.