Salvador, 15 de setembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Dois de Julho

2_julho_2_g A TVE Bahia estará presente nos festejos ao Dois de Julho. A equipe da emissora preparou uma cobertura que começa a ser realizada no domingo, 30.06, com reportagens especiais sobre a saída do Fogo Simbólico da Pátria, de Cachoeira, que passará pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos.

No dia primeiro de julho a equipe de jornalismo estará no Te Deum, na Catedral Basílica, em Salvador, que será celebrado por Dom Murilo Sebastião Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, a partir de 10h. À tarde, a reportagem da TVE cobrirá a chegada do fogo simbólico na capital, o acendimento da Pira, hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional.

Já é tradicional a cobertura da TVE do Dois de Julho e este ano não será diferente. A emissora transmitirá ao vivo a solenidade de abertura dos festejos de Dois de Julho, direto da Lapinha, em Salvador. A partir das 12h15, o programa TVE Revista faz uma edição especial, com a apresentadora Pâmela Lucciola no estúdio e o apresentador Igor Baraúna na Praça Municipal, recebendo convidados que falarão sobre a maior festa cívica da Bahia, até 13h. A partir de 16h, a TVE volta a transmitir ao vivo a solenidade, direto do Campo Grande.

Educadora FM

Para comemorar a independência do Brasil na Bahia, no dia Dois de Julho, a 107.5 Educadora FM criou uma programação especial para os ouvintes com: radionovela, jornalismo, música independente da Bahia e informações sobre os heróis e heroínas da luta que libertou o Brasil.

A comemoração na Educadora começa no dia 1º de Julho com a reapresentação da radionovela Maria Felipa - Mulher, Negra e heroína da Bahia e do Brasil. A história de Maria Felipa faz parte da estratégia do IRDEB de produção e veiculação de "Mais conteúdo Baiano para mais Baianos", mas é, sobretudo, uma memória do papel das mulheres brasileiras na luta pela Independência do Brasil.

Por isso, entre os dias 1º e 13 de julho, a 107.5 Educadora FM reprisa a radionovela "Maria Felipa: A Heroína esquecida do Brasil", de Segunda a Sexta, a partir das 8h30. O resumo dessa história de amor pela nossa terra, vai ao ar em dois Sábados, dias 06 e 13 de julho, também no horário das 8h30.

A radionovela "Maria Felipa: A Heroína esquecida do Brasil" é fruto do primeiro Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) da Secretaria de Cultura do Estado, lançado em 2008, com direção artística de Celso Júnior e realização da Quatro Produções Artísticas e da Educadora FM. Uma homenagem da 107.5 Educadora FM a todos os heróis da Independência do Brasil na Bahia.

No dia Dois de Julho a programação começa com uma edição extra do Especial das Seis com destaque para as músicas e os músicos alternativos da Bahia. A apresentação é de Luciano Matos e Ronei Jorge, apresentadores e produtores do Radioca – um programa dependente de música. O objetivo é dar espaço no dia da independência do Brasil na Bahia a música independente que é produzida em nosso estado. O Especial das Seis sobre música independente da Bahia vai ao ar às 6h (seis da manhã), logo após o programa Memória do Rádio, e às 18h (seis da tarde) em seu horário regular.

O jornalismo da 107.5 Educadora FM vai fazer uma cobertura especial do cortejo e da festa nas ruas, com flashes ao vivo de hora em hora. O Multicultura também terá programação diferenciada com convidados e músicos que vão falar e cantar a importância do Dois de Julho. O programa será apresentado do estúdio e do circuito do cortejo. E, ao longo do dia, o nosso ouvinte vai conhecer mais sobre os heróis, heroínas e fatos históricos da luta pela libertação da Bahia e do Brasil em pílulas informativas.

A cobertura especial da TVE Bahia sobre o 2 de Julho pode ser acompanhada aqui pelo portal. Assista ao vivo!

A cobertura especial da Educadora FM sobre o 2 de Julho pode ser acompanhada aqui pelo portal.  Ouça ao vivo!



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.