Salvador, 16 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Aldeia

Uma comunidade encravada no coração do Recôncavo da Bahia. Um santo de fé. A Casa do Verso apresenta Aldeia – um filme de Antonio Pastori, baseado nos cadernos da contadora de histórias Inês Amélia Carvalho. Dividido em duas partes, o filme será exibido na programação especial de São João da TV E Bahia na próxima segunda-feira (24/06) às 20 horas, e na terça (25/06), às 19h30.

Durante quarto meses, foram colhidos dezenas de depoimentos dos moradores da cativante comunidade de Santo Antônio da Aldeia. As lendas, a devoção ao Santo Antonio, o amor pela terra. Participam também do documentário dom Gregório Paixão, o historiador Manoel Passos Pereira e o pesquisador Benedito Carneiro de Carvalho.


“A presença deles é muito importante, mas a comunidade da Aldeia é a verdadeira protagonista. Moradores da comunidade, como o poeta Ivon Albuquerque, a atriz Mariana Carvalho, a cantora Neusa Vieira e devotos de Santo Antonio, apresentam histórias que beiram o realismo fantástico”, afirma o diretor Antonio Pastori.

Aldeia retrata a pequena e tradicional comunidade do Recôncavo, um dos lugares de maior diversidade étnica e religiosa no Brasil. Os saberes passados através das gerações são contados de forma autêntica por quem vive esta realidade. O santo é mais que objeto de devoção e entra na narrativa dos moradores como alguém próximo, verdadeiramente íntimo. Um amigo, vizinho, confidente sempre pronto para ajudar.

Um local encantador onde os  pássaros são os donos das trilhas; e casas, ruínas e igrejas são guardiãs da memória viva de um povo.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.