Salvador, 26 de junho de 2019
Principal > IRDEB > Acontece > Fórum Social do Beiru

O Fórum Social do Beiru – FSB: Um Futuro Novo no Fórum do Povo é uma iniciativa da comunidade Beiruense, que nasce de forma organizada para discutir as problemáticas sociais do bairro, trazendo em seu âmbito possíveis soluções dentro das reais necessidades da comunidade, iniciando um processo que contribua diretamente para a criação de políticas públicas norteadoras para a solução de questões que tragam melhorias e melhor qualidade de vida para os moradores do bairro. O evento acontece de 01 a 03 de março.

Aline Cléa, Coordenadora de Produção do fórum, fala sobre a importância do apoio do IRDEB ao evento “Esta parceria é a prova de que as mais diversas instâncias da sociedade podem se organizar, todos juntos em uma ação de autoria própria em pleito de políticas públicas que tragam melhorias para nossa comunidade”.

O evento reunirá a comunidade em grupos de trabalho que discutirão sobre temas como educação, saúde, emprego, cultura, esporte e soluções para os problemas existentes na comunidade.Confira a programação.

1. VIRADA CULTURAL DO BEIRU

CEIFAR – CENTRO DE INTEGRAÇÂO FAMILIAR

Data: 01 de Março de 2013

Das 13h as 22h00

Será realizada uma Mostra Cultural do Beiru com os artistas da localidade e show especial de um artista com visibilidade (em anexo horários da programação detalhada).

Apresentação dos grupos culturais e artistas do Bairro com: Teatro, Dança, Poesia, Mostras de Filmes, Exposições Fotográficas, Grafite, Música, Capoeira, entre outros.

Data 02 e 03 de Março de 2013

2. INSCRIÇÃO E CREDENCIAMENTO:

Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy até o dia 28 de fevereiro das 14h as 17h.

Data: De 26 de fevereiro a 02 de Março de 2013 (inscrição)

As inscrições também serão realizadas no dia 02 de Março das 8h as 9h30.

O credenciamento para recebimento de crachá do participante, assinatura de lista de presença e encaminhamento para os Gt’s serão no dia 02 de Março das 8h as 9h30.

3. MESA DE ABERTURA:

Horário de atendimento: das 9h40 as 10h20

Mesa de Abertura do Fórum contará com a presença das lideranças comunitárias mais expressivas que farão um apanhado geral da situação do Bairro e logo em seguida darão início à abertura dos Gt’s.

4. GT’S -  1) Habitação, 2) Saúde, 3) Segurança, 4) Comunicação, 5) Terceira Idade e Memória, 6) Educação, Infância e Juventude, 7) Comércio Local, Econômia Solidária e Turismo De Base Comunitária, 8) Cultura, Esporte e Lazer, 9) Mulher:

02 de Março de 2013

Das 10h30 as 12h e das 13 às 17h

Os Grupos de Trabalho – GT’s serão realizados nas salas da escola municipal e cada um terá um coordenador para garantir que todas as proposições sejam registradas para encaminhamento à Plenária final do Fórum.

5. ESPAÇO INFANTIL:

02 de Março de 2013

Horário de atendimento: das 9h as 12h e das 13 às 17h

Espaço para que os pais possam deixar seus filhos enquanto participam do Fórum. Serão atendidas crianças de 03 a 10 anos, todas devidamente identificadas com pulseiras. Estarão disponíveis:

·  Brinquedoteca

· Biblioteca

· Contação de histórias

·  Recreação e brincadeiras

6. AÇÕES SOCIAIS:

01 de Março de 2013

Horário de atendimento: das 9h as 12h e das 13 às 17h

· Orientação odontológica e distribuição de kits dentários com a Odonton SESC atendendo aos 760 estudantes da Escola Municipal.

7. CONFECÇÃO DA CARTA GERAL DO FÓRUM TENDO COMO BASE AS PROPOSIÇÕES DE TODOS OS GT’S:

03 de Março de 2013

Horário: das 9h às 12h

Será criada uma carta com o relato dos Gt’s, tendo em vista as proposições dos moradores participantes dos Gt’s. Será um encontro com todos os coordenadores dos Grupos de Trabalho para a confecção de um único documento a ser entregue as autoridades competentes.

8. PLENÁRIA DE LEITURA GERAL DA CARTA:

Horário: das 14h às 15h30

A carta será lida para toda a comunidade em uma plenária Geral na quadra de esportes da Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy, em seguida aprovação da carta e assinatura da mesma pelos participantes do Fórum.

9. PLENÁRIA FINAL COM A PRESENÇA DAS AUTORIDADES:

Horário: das 16h às 17h

Serão convidados a participar da plenária final a comunidade do Beiru e as autoridades competentes como: Governador da Bahia, Prefeito de Salvador, Secretários estaduais e municipais entre outros órgãos competentes. As autoridades irão receber oficialmente das mãos da comunidade um carta apontando as problemáticas do bairro e suas sugestões de melhorias.

10. ENCERRAMENTO:

Horário: das 17h15 às 18h

Apresentação de grupos culturais do bairro e integração da comunidade.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.