Salvador, 21 de agosto de 2017
Portal do IRDEB
Principal > Galeria de Imagens > Galeria de Lage


Galeria de Lage

Descrição

In memorian (1946 / 2006)

Helio Roberto Lage pertenceu à história dos nossos quadrinhos/cartuns. Além de humorista, foi arquiteto e pintor nas horas vagas. Desenvolveu sua atividade de cartunista com bastante brilho e se tornou um nome respeitado entre os que fazem humor em quadrinhos. De traço simples, conseguiu captar todo o momento histórico político. Suas tiras Cartunzão, L´amou tuju L´amu, Tudo Bem, Brega Brasil e Ânsia de Amar mostraram um humor sem retoques – autêntico e mordaz.

Em sua trajetória, militou na imprensa nanica (independente, alternativa), fez crônicas na TV e deu aulas sobre desenhos de humor, juntamente com o também cartunista Robério Cordeiro. Criou personagens impagáveis, fazendo a melhor crítica de costumes dos quadrinhos baianos.

Em 1969 começou a desenvolver charges e tiras de humor no jornal Tribuna da Bahia. Nos anos 70 desenhou uma página inteira de humor no jornal O Dia, de Piauí. Ilustrou a coluna esportiva de Carlos Eduardo Novaes no Jornal do Brasil. Em 1989 foi ao ar na Rádio Educadora FM o especial Lage, Cartunista Baiano, onde as tiras diárias Tudo Bem foram transportadas para a linguagem radiofônica.

Foi editor de arte das revistas Viver Bahia e Axé Bahia. Em 1990 lançou a revista de humor e quadrinhos Pau de Sebo. Posteriormente, desenvolveu vinhetas para a TVE Bahia, com a série Baianidades e Ditados Populares. Participou de diversos salões de humor na Bahia, Rio de Janeiro, Piracicaba, Curitiba, entre outros, sendo premiado nos salões da Mackenzie/SP, em 1971 e 1973. Em 1984 foi premiado no Salão de Humor em Stuttgart, Alemanha.

(Compilado e extraído do blog de Gutemberg Cruz - http://blogdogutemberg.blogspot.com/)

cliques 16101 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

galerias_destaques
busca_avancada_roxo
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
maisvistas
voce_reporter_foto
fotos_no_seu_site
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.