Memória Expandida

20/01/2015 14:50:26

alt

A TVE estreia dia 24.01, às 14h, o documentário Memória Expandida, onde a equipe da TVE Bahia acompanhou a edição de retomada e o resgate da memória “perdida” da 3ª Bienal da Bahia, após 46 anos de interrupção. O foco do doc, contudo, não é histórico e, sim, processual, respeitando o espírito desta Bienal que também teve como propósito estético uma construção em processo.

A equipe do Memória Expandida acompanhou de perto o processo de resgate do Arquivo Público da Bahia sob a curadoria de Ana Pato. Os artistas recuperaram parte de obras e documentos que estavam no antigo Museu Estácio de Lima, onde fica a Polícia Técnica do Estado. O próprio prédio foi objeto de pesquisa e ressignificação por parte dos artistas. Fizeram parte deste núcleo artistas como Gaio Matos, Giselle Beiguelman, Rodrigo Matheus, Eustáquio Neves e Paulo Nazareth, entre outros nomes da cena contemporânea.

O filme acompanhou também o processo de montagem da exposição “A Reencenação”, no Mosteiro de São bento, considerada o coração da Bienal e que teve curadoria de Fernando Oliva. Os artistas que participaram da mostra buscaram recontar a história das antigas bienais da Bahia ao mesmo tempo em que dialogavam com o futuro.

Dividido em quatro blocos, o documentário revela os bastidores das montagens e criações dos artistas e o processo de criação dos curadores Fernando Oliva, Ana Pato, Aryson Heráclito e Marcelo Rezende. Memória Expandida é uma realização da TVE, com direção de Fotografia de Lico Pimentel, concepção e roteiro de Silvana Moura e Caroline Vieira. Produção Renata Nascimento, edição e finalização de Iris Oliveira.

Você poderá assistir o documentário também online, através do nosso Portal.