Especial das Seis

23/11/2018 17:57:01

altO Especial das Seis desta sexta-feira (23) destaca a quinta e última edição da nossa série dedicada ao dia da Consciência Negra. Para fechar a semana, o programa traz a empreendedora e produtora de conteúdo baiana Monique Evelle, que apresenta uma seleção musical representativa para a própria formação pessoal do entendimento social, étnico e político vivenciado por ela e, certamente, por outras pessoas também influenciadas por essas mesmas canções.


Desde muito cedo a jovem soteropolitana iniciou o processo de tomada de consciência sobre a própria existência, autoafirmação e resistência enquanto mulher negra. Aos 16 anos de idade criou a “Desabafo Social”, uma organização de comunicação que tem como objetivo a promoção dos Direitos Humanos.


Neste programa Monique diz como lutar contra o silenciamento e mostra a necessidade de saber romper com o preconceito racial e o machismo. Ela também fala a respeito das marcas deixada pelas opressões que são impostas diariamente. “A ascensão social não embranquece ninguém, é um processo doloroso, é também compreender que a dor psicológica causada pelo racismo deixa mais marcas que uma agressão física”, comenta.


Neste Especial das Seis você confere músicas como “É o Poder”, com Karol Conká, “Dura na Queda”, de Chico Buarque na voz da cantora Elza Soares, e “Notícias de Salvador”, da cantora baiana Luedji Luna.


Produção: Noézia Teixeira


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.