Especial das Seis

19/11/2018 18:30:19

altO Especial das Seis desta terça, 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, dá continuidade à série dedicada ao universo musical que contribuiu para a construção da identidade racial de milhares de pessoas. Na edição de hoje, o convidado é o ator e fundador do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington, que também é o afrochef do evento Culinária Musical.


No setlist do programa, Jorge Washington apresenta canções que marcaram diferentes épocas no contexto da discriminação racial no país, inclusive em situações presenciadas por ele, como a que antecedeu o lançamento da canção “Haiti”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. “Ela surgiu a partir de um fato que aconteceu no Largo do Pelourinho, onde os cantores recebiam uma homenagem do Olodum durante o Femadum e aconteceram muitas cenas de violência. A situação gerou um discurso bem inflamado de Caetano e uma semana depois ele lançou essa música”, conta o ator.


Durante toda esta semana você vai ouvir o programa com um convidado diferente, que não está envolvido diretamente com o universo musical. Teremos ainda as participações da jornalista Camila de Moraes, da comunicadora Monique Evelle e do publicitário Paulo Rogério Nunes. Cada um apresenta uma seleção particular de músicas que expressam a autoestima da população negra e a denúncia contra o racismo no país e no mundo.


Neste Especial das Seis você vai ouvir músicas como “14 de maio”, com Lazzo Matumbi, “Mama África” na voz de Chico César e o “Canto das Três Raças”, com a interpretação marcante de Clara Nunes.


Produção: Juliana Dias


O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.